top of page
Foto do escritorLucas Gomes Cardoso

Vencendo A Procrastinação

Uma pessoa em seu quarto desorganizado, criando projetos e vencendo a procrastinação
Vencendo a procrastinação

Quantas vezes, você já pensou consigo mesmo, “depois eu faço”, “segunda eu começo”, “posso voltar ao trabalho a qualquer momento”, “quero ler este livro”, “quero começar este negócio”? E você não fez depois, não começou segunda-feira, não voltou ao trabalho, não leu o livro e não iniciou seu projeto tão desejado?E imaginou que o seu “eu” do futuro fosse ser mais inteligente, estar em forma, ser fluente em outro idioma, ser próspero e produtivo?


A procrastinação brinca com nossa mente e faz com que as ações não sejam tomadas na hora certa ou que nunca saiam do papel, ela nos faz sentir extremamente confortáveis e seguros e há uma explicação para isso: Nosso cérebro é um órgão eficiente, que busca a sobrevivência, e para isso, tende a priorizar a “economia de energia”, para que em situações de luta ou fuga você tenha recursos suficientes para sobreviver. O ponto é que nos dias atuais, não precisamos lutar, fugir e caçar todos os dias como nossos ancestrais faziam, e mesmo que evoluímos socialmente, o mesmo sistema primitivo de economia de energia cerebral, continua ativo, e isso te faz adiar o que você tem que fazer, te faz procrastinar.


Todo momento em que você precisa realizar algo desafiador, e/ou não sabe como iniciar a tarefa, o sistema de economia de energia, é ativado e você tende a adiar esta ação, o seu cérebro te implora para você fazer algo mais fácil em que ele já esteja acostumado, como mexer no celular, Instagram, WhatsApp, Youtube, comer um doce, pensar nas coisas alheias.


O primeiro passo, é tomar consciência do que é a procrastinação e quais ações estão sendo afetadas por causa dela. Reflita e escreva em quais tarefas você andou procrastinando?


Agora quais serão as consequências negativas de longo prazo se você continuar procrastinando nas tarefas inacabadas? Sua saúde vai se deteriorar? As finanças irão descer pelo ralo? Você nunca vai conseguir sair do seu emprego e começar seu próprio negócio? Sua autoestima vai continuar baixa? É confortável pensar que você pode deixar todos essas ações para um “eu” do futuro que não existe ainda resolver, reflita e escreva, como será o seu “eu” futuro se você continuar procrastinando?



Os motivos que te levam a procrastinar


Existem 8 motivos principais que levam as pessoas a procrastinarem, são eles:


  1. Falta de clareza, você não sabe ao certo, o que precisa ser feito, não sabe como será ou como deve ser o resultado final de sua tarefa, e não tem um motivo para realizá-la.

  2. Medo, de não entregar um resultado bom o bastante, medo sobre o que os outros vão pensar, medo de falhar, medo da rejeição.

  3. Sobrecarga mental, a mente humana não gosta de realizar diversas coisas ao mesmo tempo, mas é exatamente isso que as pessoas fazem, assuntos/problemas não resolvidos, conversas inacabadas, pagamento de dívidas, instagram, tiktok, whatsapp, notícias, e esses “ciclos sem fins” de atividades diárias geram um estado de superestimulação que ao tentar realizar a atividade que você precisa fazer de fato, você se encontra sobrecarregado mentalmente.

  4. Falta de foco, distrações, diversos projetos ao mesmo tempo, se alimenta enquanto trabalha, assiste a vídeos, televisão enquanto está realizando suas tarefas, a falta de foco, te leva a procrastinar.

  5. Ambiente não colaborativo, ferramentas obsoletas, como um computador que não funciona do modo que deveria, pessoas que te atrapalham e tiram sua concentração, ambiente desorganizado, comida e água que fornecerão os nutrientes para seu cérebro não estão prontos e com fácil acesso.

  6. Falta de motivação,   A maioria das pessoas tem o pensamento de que não agem porque estão desmotivadas e que não estão se sentindo bem para entrarem em ação, e este é mais um dos truques da procrastinação para te parar, sua mente te faz acreditar em algo como: Porque você se sente desmotivado então por isso é verdade que você não pode agir/exercitar/estudar/iniciar algo novo.  A motivação surge depois que você entra em ação, primeiro vem a ação depois a motivação, um exemplo, o famoso escritor Stephen King, autor de diversos livros, diz que ao acordar, todos os dias não sente motivação para escrever, mas ele simplesmente senta em sua cadeira e começa a escrever e logo em seguida, surge a motivação para continuar a agir. O mesmo acontece se você precisar preparar e realizar uma refeição saudável, se exercitar, se você sempre esperar a motivação para depois realizar algo, a chance que você realize de fato, é quase zero.

  7. Falta do senso de urgência, Acreditar que sempre há tempo para realizar suas tarefas, falta de uma data-limite para cada atividade te levam a procrastinar.

  8. Delega o fardo de hoje para o seu “eu” do futuro, o que existe é o momento presente, e é uma ilusão esperar que o seu “eu” futuro, terá concluído todas as tarefas que você não realizou hoje.



Como a má alimentação te faz procrastinar


A desmotivação, cansaço, sobrecarga mental também podem estarem relacionadas com uma alimentação e nutrição ineficiente e insuficiente, importante notar que o cérebro é o seu centro de controle e como tal, ele precisa de uma enorme quantidade de energia e nutrientes. Quando você está engajado em alguma tarefa/atividade desafiadora, o cérebro vai demandar mais energia e nutrientes, e se sua ingestão for inadequada (provavelmente é, a maioria das pessoas acham que se alimentam bem e muitas vezes acreditam que um simples suplemente vitamínico pode resolver os problemas, quando na verdade não) você terá mais propensão ao desgaste mental, e provavelmente irá procrastinar e adiar ainda mais seus sonhos, desejos e realizações.

As estratégias para melhorar a performance cognitiva com a nutrição são muitas e seria necessário um novo artigo para melhor abordá-las.



Com isto em mente, reflita e escreva, o que está te fazendo procrastinar? O que você pode fazer hoje para evitar a procrastinação? Caso você não tenha certeza se é a má alimentação que é a origem do seu cansaço, falta de foco, fadiga, desmotivação, entre em contato e juntos iremos avaliar.


Agora que você conhece os motivos e como funciona procrastinação, você é capaz de tomar as ações necessárias para começar a agir.

É a falta de rotina? Desenvolva agora a sua rotina, separando um tempo para cada tarefa.

É o ambiente não colaborativo? Qual ferramenta você pode adquirir para te ajudar a agir? Quem pode te ajudar? Quem você pode contratar que te ajude?

É a falta de clareza? Foco? Senso de urgência? Medo? Se faça 3 perguntas, O quê você está fazendo ou o quê precisa fazer, Por quê está fazendo e Como fazer?

Faça da ação um hábito, comece hoje, quais tarefas você consegue realizar hoje?

Visualize o resultado final de cada ação, quais serão os benefícios atingidos quando você realizar cada tarefa?


Com os objetivos estabelecidos, e os pontos identificados, você já deu os pontos necessários e está vencendo a procrastinação, agora entre e presencie o Poder Da Ação!





5 Comments


nelson dos santos cardoso
nelson dos santos cardoso
Mar 29

Legal o tema abordado,e interessante, as vezes nois precisamos de uma orientação profissional pra nós ajudar superar algumas deficiência nossa

Like

Carla Vendramini
Carla Vendramini
Mar 27

Amei esse artigo, muito esclarecedor e motivador! Obrigada pela ajuda

Like

Elvis Gomes Cardoso
Elvis Gomes Cardoso
Mar 27

A procrastinação é um desafio que todos devemos vencer, é preciso saber reconhecer quando estamos adiando "aquela terefa" e o artigo ajuda a identificar os pontos que levam a proscastinação

Like

Heloisa Guedes
Heloisa Guedes
Mar 27

Esse é um ponto em que todos precisam se aprofundar. Meus parabéns 👏🏻

Like

Yasmin Oliveira
Yasmin Oliveira
Mar 27

Incrível! Muito interessante! Parabéns pelas palavras.

Like
bottom of page