top of page
Foto do escritorLucas Gomes Cardoso

INTESTINO: UM SEGUNDO CÉREBRO

O seu intestino é a porta de entrada que separa o ambiente externo do mundo, do interno (corrente sanguínea e outros órgãos).

Tudo o que você ingerir, passará por ele. E se for absorvido, entrará no seu sistema sanguíneo.

O tema de hoje é a inflamação, a base da maioria das doenças. Brevemente, inflamação é a reparação do tecido que as suas células de defesa fazem, e isso é ótimo! O problema é quando isso é exacerbado e consequentemente causa danos.


Com o estilo de vida ocidental que vivemos, poluição, sedentarismo, excesso de medicamentos (principalmente antibióticos), e dieta altamente inflamatória e deficitária, o nosso intestino inflama e se torna cada vez menos seletivo. Com isso, o intestino entra em estado de disbiose (maior quantidade de bactérias ruins do que bactérias boas) e aumenta a permeabilidade (passagem) de moléculas, podendo permitir passagem de moléculas tóxicas, inflamatórias para dentro do nosso corpo. podendo causar dificuldade para secretar e excretar hormônios como por exemplo; serotonina, hormônio do bom humor (sim o intestino é responsável por mais de 90% da produção de serotonina), a permeabilidade aumentada afeta concomitantemente a absorção de nutrientes, podendo causar diversas deficiências nutricionais.



Quadro explicativo com Sinais, sintomas e doenças associadas à imunoenteropatias
Sinais, sintomas e doenças associadas à imunoenteropatias

Além das complicações da imagem acima, a pele também pode ser afetada por um intestino não-saudável, acarretando em desordens estéticas como acne, dermatite atópica por exemplo.


O QUE PODE SER FEITO?


Para melhorar a saúde intestinal, uma das maiores aliadas são as fibras alimentares, encontrada em alimentos como frutas, verduras, vegetais folhosos, hortaliças. Verifique como está seu consumo de fibras diário, o consumo crônico será uma de suas maiores defesas contra complicações intestinais.

Ao falar sobre fibras, é impossível não citar o consumo de água, uma vez que as fibras só terão o efeito benéfico se estiverem associados à água. Reduzir o consumo de alimentos altamente refinados, açúcarados, com gorduras hidrogenadas, é de extrema importância para o tratamento das complicações intestinais. A suplementação de Probióticos também pode ser a resposta para a solução de suas complicações, além disso a tríade é fundamental para a “engrenagem” que é seu intestino e seu corpo funcionarem: Alimentação, Exercício Físico e Descanso.


Cada caso necessita de uma investigação e conduta diferente com a devida atenção para que o problema seja de fato resolvido.



Referências:


O Verdadeiro Caminho Para O Emagrecimento Definitivo, capítulo 3, “Os 3 Pilares”, Dr Lucas Cardoso, 2022


Krause alimentos, nutrição e dietoterapia, capítulo 3, pág. 167-177, L.

Kathleen Mahan, Janice Raymond.

Comments


bottom of page